quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Prova de História da BM, resultado preliminar.

Prezados alunos e alunas, das três turmas,

Terminei hoje a correção das provas. As notas variaram de 5,0 à 9,9. Creio que faltou para alguns colegas, mais concentração e atenção na hora de responder algumas perguntas. Publico a seguir, uma prévia das melhores notas.

Turma 1-A:

1) Brum (M), nº 08, nota 9,1;
2) Melo (F), nº 13, nota 9,0;
3) Matos (F), nº 14, nota 8,8;
4) Gasparetto (M), nº 07, nota 8,7;
5) Lederhans (M), nº 19, nota 8,5.

Turma 2-B:

1) Guilherme (M), nº 21, nota 9,6;
2) Prado (M), nº 27, nota 9,5;
3) Milene (F), nº 32, nota 9,2;
4) Chirle (F), nº 04, nota 9,1;
5) Vanda (F), nº 39, nota 9,1.

Turma 3-C:

1) Frois (M), nº 25, nota 9,9;
2) Capellari (M), nº 32, nota 9,3;
3) Dalcice (M), nº 37, nota 9,1;
4) Evelise (F), nº 23, nota 9,1;
5) Castilho (F), nº 35, nota 8,8.

sábado, 23 de janeiro de 2010

O novo Esquadrão Avatar da BM





Além de cobrir com destaque especial, o comparecimento dos alunos do 9º BPM para ver o filme Avatar, ontem no Cinesystem do Shopping Total, em Porto Alegre, os editores desta matéria de Zero Hora, publicada no dia de hoje, com chamadas ontem pela TV, destaque de capa e uma página inteira no interior do jornal, criaram uma forte identidade dos alunos entre si com o filme e, destes alunos com a sociedade.

O fotógrafo Fernando Gomes de Zero Hora foi brilhante, além de demonstrar domínio técnico e uma sensibilidade inteligente extraordinária.

A mão dele está para sua máquina como o pincel para Michelangelo. Tirou uma fotografia com personalidade na'vi. Imantou os alunos com a aura azul do filme de James Cameron. Elevou, semioticamente, os alunos soldados a condição de uma espécie de heróis alados, como os visualizados no filme.

O trabalho do fotógrafo, a edição do texto de Carlos Etchichury e o destaque dos editores do jornal criaram uma responsabilidade social maior e um emblema histórico para estes alunos: eles formam agora o novo Esquadrão Avatar da Brigada Militar.

Texto: Aroldo Medina

Foto: Fernando Gomes - Zero Hora

ZH destaca ida dos alunos do 9º BPM ao cinema



Repercutiu muito a ida dos alunos do 9º BPM ao cinema, ontem para assistir ao filme de James Cameron, Avatar. O jornal de grande circulação no Estado do RS, especialmente nos finais de semana, ZH deu ênfase a matéria inédita, no histórico de aulas na BM. (AM)

Reportagem de ZERO HORA

BM vai ao cinema


O Diário Gaúcho de hoje, veículo popular do Grupo RBS, registrou a ida dos alunos do 9º BPM ao cinema, no dia de ontem. Numa reportagem direta, destacou o objetivo da atividade cultural: despertar a consciência dos alunos para a vida em equilibrio com a natureza, mediação de conflitos pela palavra e fortalecimento da idéia de serem vistos como soldados do meio ambiente, da paz e da democracia. Aroldo Medina.

O gabarito da prova de história da BM







Prezados alunos e alunas do 9º BPM,

Aí está o gabarito da prova que fizemos sexta-feira de manhã, para conferência das respostas.

Já corrigi algumas provas. Ainda não tive o provilégio de constatar um dez. Confesso que estou ansioso por encontrar uma prova com todas questões respondidas corretamente.

Constatei que questões bem fáceis como por exemplo, relacionadas a proclamação da independência do Brasil e a da República de nosso país foram confundidas. Creio que faltou mais atenção na hora de respondê-las. Na questão dez também, todos os personagens receberam votos, embora só tenha falado em Napoleão Bonaparte em sala de aula.

A segunda parte da prova, fazer uma redação com o seguinte tema: "Analisar de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula, qual a finalidade e o sentido prático de estudarmos a história como um todo e a própria história da Brigada Militar. De que forma este estudo pode ser útil em nossa vida diária, tanto pessoal como profissional. Expresse sua opinião, justifique seu ponto de vista"; ainda não iniciei a correção. Nesta parte, acredito que todos foram bem, pois, fizemos muitas redações em sala. Até terça, dia 26 de janeiro devo disponibilizar a nota de cada um.

Um bom final de semana a todos. Um cordial abraço,

Major Aroldo Medina

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

AVATAR



Hoje levei os alunos soldados do 9º Batalhão de Polícia Militar para assistir o filme AVATAR, no Cinesystem do Shopping Total. Fomos muito bem recebidos neste importante centro de comércio da capital pelo senhor João Gabriel Pretto, diretor operacional do shopping e pela sua assistente de comunicação social, Fernanda Fogliati.

Os 120 alunos logo na chegada, chamaram a atenção da comunidade que os olhava com curiosidade. Por onde passava, o contingente brigadiano atraia o olhar das pessoas.
Os funcionários da pipocaria do Cinesystem suaram a camiseta para dar conta da longa fila de recrutas que se formou rapidamente no rol de entrada do cinema. Enquanto compravam a pipoca e o refrigerante, os fotógrafos Fernando Gomes, de Zero Hora e Alfonso Abrahan (Espanhol), independente, apontavam seus canhões digitais para os alvos fardados, clicando os alunos.

Abraçados nas guloseimas apetitosas, como diria o coronel Hélio Moro Mariante, de saudosa memória, os jovens futuros policiais dirigiram-se para a sala de projeção. O moço instalado na porta do cinema, procurava braços para alcançar os óculos para o trem humano que se materializou em instantes na sua frente.

Na sala, a conversa era animada. Devagarinho a sala foi ficando na penumbra e a tela clariando com o trailer de simpáticos desenhos animados. Risonhos, os alunos divertiam-se com as trapalhadas dos personagens de Toy Story 3.

Avatar brilha na tela e o sargento disciplina da turma interrompe o cochicho dos estudantes. Um atenção o corpo de alunos é suficiente para silenciar a todos que mergulham, naquele instante, na tela do cinema.

Texto: Aroldo Medina.

Foto: Fernando Gomes ZH

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

e ...

Primeio dia de alunos soldados! quem não lembra deste dia cansativooo mas emocionante ... apenas 3800 novos ALUNOS SOLDADOS! Boooooom!

Pérolas CBFPM

ME DURMI - AL SD ALVES
GUARNIÇÃO DE LIMPEZA ... SENTIDO - AL SD DECKMAN
RESVISTA - AL SD BOOL
QUEM É ALGOS? - AL SD DUTRA
CONFIRMA UM QRH - AL SD LAQUIMAN
ACELERADO JÁ! - AL SD DECKMAN
ASFASTA - ANGELIN
AL SD BOOL PASSA PELO RADIO: - UMA CRIANÇA DE 30 ANOS ESTÁ DESAPARECIDA ...


hauishaiuhsuhahsiuahs estas são algumas da perolas ditas pelo 2º pelotão .. quem quiser postar mais fica a vontade ai pessoal!!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fundação do Blog Soldados da Brigada Militar


A idéia de fundar este blog nasceu em dezembro de 2009, durante aulas de História da Brigada Militar, ministradas durante a realização do CBFPM (Curso Básico de Formação Policial Militar), no 9º BPM, em Porto Alegre.

Honrado com a missão de dar aulas de história da BM para 120 novos alunos soldados, divididos em três turmas, no 9º Batalhão de Polícia Militar, passei a solicitar, em quase todas as aulas, que os alunos fizessem uma redação sobre a matéria abordada.

A rotina das redações suscitou alguns protestos. Os jovens não estão muito acostumados a escrever. Lembremos que a redação nos vestibulares sempre agita os alunos. Entre as novas turmas em curso no 9º BPM, não foi direfente. Ao mencionar que iríamos escrever, mais uma redação, alguns alunos diziam: -"Aí. Major, outra redação?" - "O senhor não vai mandar nós fazermos redação hoje, né?" - "Redação de novo, major! Eu já botei no papel tudo que eu tinha na cabeça".

Mas o fato é que entre os temas das primeiras redações pedi para os alunos escreverem suas histórias de vida e o porquê haviam escolhido a Brigada Militar. Se tenho a pretensão de ensinar história, devo atribuir ao estudo, um sentido mais próximo da vida dos alunos. Fiquei impressionado com o conteúdo das redações. Tomei conhecimento de lindas histórias de vida e de motivos que levaram estes jovens brasileiros a escolher uma carreira difícil como a de policial militar, em nossa conturbada sociedade. Estas histórias me despertaram a idéia de editar um livro sobre a vida destes alunos.

Então, pensei que uma maneira de preservar a memória deste Curso de Formação de Soldados era criar este blog e transformá-lo num espaço para a sociedade também conhecer melhor a vida destes e de outros soldados da BM.

Assim, convido a todos da BM, do soldado mais moderno ao coronel mais antigo, bem como a própria comunidade gaúcha e a Sociedade Brasileira, a fazerem desse espaço um local de encontro, para escrevermos sobre a vida de homens e mulheres que abraçam a profissão policial militar, a fim de que possam ser mais conhecidos e valorizados por todos.

Aroldo Medina
Major e professor de História da Brigada Militar