sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fundação do Blog Soldados da Brigada Militar


A idéia de fundar este blog nasceu em dezembro de 2009, durante aulas de História da Brigada Militar, ministradas durante a realização do CBFPM (Curso Básico de Formação Policial Militar), no 9º BPM, em Porto Alegre.

Honrado com a missão de dar aulas de história da BM para 120 novos alunos soldados, divididos em três turmas, no 9º Batalhão de Polícia Militar, passei a solicitar, em quase todas as aulas, que os alunos fizessem uma redação sobre a matéria abordada.

A rotina das redações suscitou alguns protestos. Os jovens não estão muito acostumados a escrever. Lembremos que a redação nos vestibulares sempre agita os alunos. Entre as novas turmas em curso no 9º BPM, não foi direfente. Ao mencionar que iríamos escrever, mais uma redação, alguns alunos diziam: -"Aí. Major, outra redação?" - "O senhor não vai mandar nós fazermos redação hoje, né?" - "Redação de novo, major! Eu já botei no papel tudo que eu tinha na cabeça".

Mas o fato é que entre os temas das primeiras redações pedi para os alunos escreverem suas histórias de vida e o porquê haviam escolhido a Brigada Militar. Se tenho a pretensão de ensinar história, devo atribuir ao estudo, um sentido mais próximo da vida dos alunos. Fiquei impressionado com o conteúdo das redações. Tomei conhecimento de lindas histórias de vida e de motivos que levaram estes jovens brasileiros a escolher uma carreira difícil como a de policial militar, em nossa conturbada sociedade. Estas histórias me despertaram a idéia de editar um livro sobre a vida destes alunos.

Então, pensei que uma maneira de preservar a memória deste Curso de Formação de Soldados era criar este blog e transformá-lo num espaço para a sociedade também conhecer melhor a vida destes e de outros soldados da BM.

Assim, convido a todos da BM, do soldado mais moderno ao coronel mais antigo, bem como a própria comunidade gaúcha e a Sociedade Brasileira, a fazerem desse espaço um local de encontro, para escrevermos sobre a vida de homens e mulheres que abraçam a profissão policial militar, a fim de que possam ser mais conhecidos e valorizados por todos.

Aroldo Medina
Major e professor de História da Brigada Militar

2 comentários:

  1. com certeza este blog sera imortalizado na memoria de cada um de nos q fizemos parte desta turma de al sd de 2009-2010 parabens pela iniciativa e um grande abraço
    al sd Quevedo

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela iniciativa major com certeza este blog vai unir nossa classe de militares para lutarmos por ideais em comun
    um grande abraço al sd vicente

    ResponderExcluir