quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dia de festa.






21 de abril de 2010 fica gravado na memória dos jovens novos soldados da Brigada Militar de todo Rio Grande do Sul como um dia de festa, pois, concluíram uma etapa de sua formação, em apenas seis meses. Merecem nosso reconhecimento e cumprimentos mais sinceros pela conclusão do curso que lhes confiou o título de soldados.

Todos nós que tivemos o privilégio de atuar na formação desses soldados, oficiais e praças, temos o dever de continuar zelando por eles. Além de cumprimentá-los pela etapa vencida, precisamos agora acompanhá-los no dia a dia, orientando-os, compartilhando experiências, zelando pela sua segurança, pois, em sua expressiva maioria, são jovens do interior do RS, com educação peculiar de famílias do interior.

Rogo a Deus pela sua proteção permanente. Concito meus alunos a terem fé e não há perderem sob hipótese nenhuma. Nos momentos mais difíceis de minha carreira, nas situações mais perigosas, sempre tive Deus presente comigo e Jesus em meu coração. Nestas ocasiões esta fé, sempre apascentou as ferás que incursionaram sobre mim.

Major Medina.

Missão cumprida!


A Academia de Polícia Militar, célula máter da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, inscreveu em sua história, neste 21 de abril, mais uma página honrosa, ao formar um grande contingente de novos soldados.

Os familiares que se fizeram presentes no ato, deram um brilho especial a festa dos formandos. Pais, mães, namoradas, esposas, filhos, amigos e colegas de farda vibraram com a felicidade dos jovens que eram as estrelas da grande cerimônia cívico militar, agigantada pela presença de tantas pessoas, animadas pela querida banda de música da BM.

Formandos do 9º Batalhão de Polícia Militar




O feriado chuvoso em Porto Alegre, de 21 de abril, data nacional das Polícias Militares do Brasil, não tirou o ânimo e muito menos a empolgação e a satisfação estampada no rosto dos formandos da Brigada Militar.

Quase mil alunos se formaram em Porto Alegre, soldados da BM, em formatura especial na Academia de Polícia Militar. Todos transpiravam felicidade, pois, depois de passar por muitas privações e sacrifícios pessoais, venceram a corrida de longo percurso do Curso Básico de Formação Policial Militar.

Milhares de familiares, vindos de todos os rincões do Estado, ocuparam as alamedas da quase centenária APM-RS. Não escondiam os pais, o contentamento de verem os filhos formados. Os sorrisos e as câmeras fotográficas não descansavam um só instante. O pipocar de flasches irrompia a todo momento. Os alunos, agora soldados eram os artistas principais, com todo merecimento.

Merecem os pais, familiares e formandos, os mais sinceros parabéns pela conclusão da primeira etapa de uma carreira cheia de renúncias e sacrifícios. Oxalá! Os novos PMs permanecam firmes em seus propósitos e ideais, sendo cada vez mais valorizados pelos governos constituídos e reconhecidos pela Sociedade Gaúcha, por quem estes jovens formandos juramentam oferecer a vida em defesa.

Parabéns! Meu queridos alunos e alunas do CBFPM do 9º BPM, cumprimentos extensivo a todos os demais formandos de todas as Unidades da BM que mobilizaram-se pela formação dessa valiosa matéria prima humana, conhecida como soldados da Brigada Militar.

Deus abençoe, proteja, ilumine e guarde a todos!

Um cordial abraço,

Major Aroldo Medina.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia do Exército Brasileiro.


O Exército Brasileiro completa hoje 362 anos. Nosso Exército surgiu à partir da batalha dos "Guararapes", no ano de 1648, quando brancos, negros e índios se uniram em uma só nação em nosso país, para combater a invasão dos holandeses.

Ao meu ver, o Exército é funciona como seguro de vida da nação brasileira, cujas riquezas são permanentemente cobiçadas e saqueadas à luz do dia, em muitos lugares inóspitos do Brasil. O prejuízo seria ainda maior, se não o tivéssemos, ao lado da Marinha e Aeronáutica.

A Força Terrestre do Brasil é altiva, disciplinada e fonte original de amor à pátria. Não se queixa, aguenta calada a falta de equipamentos modermos, com mais tecnologia mecânica, eletrônica e digital. Ainda utiliza muitos veículos da 2ª Guerra Mundial. Merece mais atenção do Governo Federal.

Parabéns! Feliz Dia do Exército aos irmãos que vestem a camiseta verde oliva. São brasileiros de elevado quilate moral. Uma reserva permanente de valores nacionais.

Vida longa ao Exército Brasileiro. Deus abençoe a todos!

Um fraterno abraço da Brigada Militar,

Major Aroldo Medina.

Dia do índio brasileiro.





Em nossa recente visita à Quinta da Estância Grande, em Viamão (RS), conhecemos um pouco mais sobre a cultura indígena, observando habitações típicas do povo guarani, charrua e kaigang existentes nesta autêntica escola rural. Os alunos apreciaram muito esta visita, conhecendo, além das habitações, aspectos da culinária indígena e táticas de defesa.

Aproveitei para comprar um arco e uma flexa para meu sobrinho Gabriel, um grande gaúcho de 3 anos de idade. Depois de testar o equipamento adquirido de índios guaranis que expõe seu artesanato na Estância Grande, aprovei o produto. 100% genuíno!

Em nome da Brigada Militar e de todos meus alunos, perfilo-me diante das nações indígenas de todo o Brasil e, rendo-lhes fraterna e garbosa continência, em sinal de respeito e consideração.

Que Deus lhes ilumine e guarde dos males que os tem dizimado!

Major Aroldo Medina

Fotos, cortesia: Gilberto Boeira.

O passeio, na visão de uma aluna.


Recebi da aluna Juliana Boll, uma redação que merece nota 10 pelo seu conteúdo.

A seguir, o texto de uma exemplar formanda da BM.

"15 de abril de 2010 ficará na memória dos alunos soldados do 9º BPM que estão próximos de se tornarem soldados formados, no próximo dia 21.

Em passeio proporcionado e organizado pelo major Medina, os alunos confinados em curso de formação, no quartel do 9º BPM, puderam se divertir, espairecer e brincar como crianças. Em uma experiência inesquecível tiveram a oportunidade de conhecer novas culturas e provar vários sabores de diversão e comidas caseiras, em um dia muito agradável que passamos na Quinta da Estância Grande, em Viamão.

O confinamento e a convivência tensa dos seis meses de curso, combinados com uma carga horária extensa e muito a aprender, fizeram com que os alunos estabelecessem amizades para amenizar a saudade de casa, embora tenham ocorrido muitas brigas, por motivos banais, devido ao estresse do dia-a-dia.

O que notamos nesse dia de passeio é que amigos, companheiros, colegas e talvez apenas conhecidos, todos se divertiram muito juntos, mostrando que apesar da condição policial militar, também precisam de diversão e de estabelecer amizades que farão diferença no trabalho desgastante que executamos nas ruas de Porto Alegre.

Essa atividade fez com que cada aluno soldado pudesse ver que somos todos brigadianos agora, unidos pela mesma causa. Nossa vida está ligada um ao outro, para o melhor exercício da profissão.

Depois do passeio é corrente entre nós que vamos para o estágio de policiamento supervisionado, com muito mais vontade e vigor. Verdadeiramente mais felizes e motivados. Temos certeza de que nos sentindo assim, nosso trabalho será melhor desempenhado.

Temos consciência de que precisamos lutar juntos para nos profissionalizarmos continuamente. Esta postura nos permitirá cobrar melhores salários e, consequentemente, poder desfrutar de momentos de lazer como aquele que fizemos na bela fazenda Quinta da Estância. Um simples passeio que nos faz sentir melhores como seres humanos, melhores como policiais nas ruas e até mesmo melhores como cidadãos.

Voltamos aliviados do passeio. Estavámos precisando espairecer um pouco, depois de tantos sacrifícios. Voltamos com a certeza de termos atingindo outra meta importante: de proporcionar mais segurança à comunidade".

Aluna soldado Juliana Boll - 9º Batalhão de Polícia Militar, com muito orgulho de ser uma nova policial feminina, hoje.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Informações solicitadas


Prezados alunos e alunas,

Conversei hoje à tarde com o comandante do 9º BPM. O comandante ainda não dispõe das informações solicitadas. O pleito justo da turma, almejar uma dispensa de quatro dias após a formatura, dia 21 de abril próximo, como recompensa pelo êxito na conclusão do CBFPM 2009, para conviver neste período, com seus familiares no interior e, voltar revigorados, será difícil alcançar, infelizmente.

O comandante do batalhão está empenhado para conseguir uma dispensa de dois dias, a quinta e a sexta-feira, dias 22 e 23 de abril. Já solicitou isto ao escalão superior. Aguarda resposta.

Quanto ao informe de transferências de policiais femininas que frequentaram o CBFPM no 9º BPM, o comandante não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre a matéria. Esclareceu que tem conhecimento de um pedido do Comando do 21º BPM, solicitando policiais femininas, porém, não há informação disponível que esta solicitação seja atendida através de remanejo de policiais recém formadas pelo 9º BPM.

Atenciosamente,

Major Aroldo Medina

Quinta da Estância







Depois de chegarmos na Quinta da Estância e sermos super bem recebidos pelo pessoal da administração, três monitores da fazenda escola passaram a nos acompanhar, nas atividades, previamente programadas. O Celso, o Felipe e o Carlos foram muito gentis, na condução de nossa turma.

Antes do primeiro lanche da manhã, na verdade um café muito gostoso, como diria meu sobrinho Gabriel, fomos tirar uma espécie de foto oficial da visita, pois, a previsão era de chuva que, felizmente, não se confirmou. Tiramos uma foto de manhã, com céu nublado e outra, à tarde, com sol.

Depois da foto inaugural, fomos visitar as cabanas indígenas, de onde saímos para fazer a primeira refeição matinal, onde o pessoal se fartou. Ouvi diserem, com entusiasmo que foi o "melhor café coletivo de todo curso". Que saudade do tempo que tínhamos os ranchos na BM. Foi um golpe abaixo da cintura da Brigada, sua extinção no Governo Britto.

Depois do café. Fomos passear pela Estância. Fizemos a "trilha dos macacos". A turma se encantou com os primatas. Super simpáticos! Até pareciam gente. Muito hospitaleiros. Depois botamos o "pé na água". Andamos por uma trilha, dentro d'água, depois de tirar o coturno por sugestão do guia. Uma delícia! O tempo passou muito rápido. Chegou a hora do almoço e o pessoal se fartou de novo, com uma comida caseira e galeto bem saboroso. Houve quem reclamasse que não aguentava mais comer galinha no curso! Não resisti e prometi um churrasco para a turma. Merecem.

À tarde, liberados do uso do uniforme, se soltaram ainda mais. Viraram crianças, como ouvi uma aluna comentar. Foram jogar futebol, praticar os "esportes radicais" da Quinta, numa pista aérea "tri legal", como diria aquele gaúcho bigodudo, famoso. ainda houve, os que andaram de "carrinho de lomba" e tivessem coragem de mergulhar na piscina, apesar do frio.

No final do passeio, todos estavam muito felizes. Dava gosto de ver.

Fotos: Gilberto Boeira.

Quinta da Estância Grande






Ontem visitamos a Quinta da Estância Grande, em Viamão. Saímos cedinho do batalhão. Sete da manhã entramos em forma, conversamos um pouco e embarcamos nos ônibus da BM.

Oito e meia em ponto chegamos na Quinta. O passeio foi super hiper big mega divertido, como diria aquele personagem do desenho animado, chamado Tigrão!

Os alunos foram se soltando aos poucos, curtindo a beleza do lugar. Natureza preservada, muito ar puro e espaço para caminhar, sombra e água fresca. Mereciam, depois de um curso que apesar de curto, apenas seis meses, já foi de quase um ano, exigiu muito esforço físico, mental e espiritual de todos formandos.

Dava gosto de ver o pessoal se divertindo. Seus corpos pareciam mais leves. O ambiente de quartel é carregado de responsabilidades e cobranças. O PM pratica pouco lazer. É um deficit que precisa ser atenuado com programas do tipo que fizemos, com resultados comprovados. Uma boa higiene mental atenua a carga que comprime a cabeça de um soldado que só é chamado para resolver broncas. Retorna do passeio mais compenetrado na missão de policiamento que deve executar.

O pessoal da Quinta da Estância está de parabéns pela sua organização e hospitalidade. Não é a toa que, em breve devem atingir a marca de 100 mil estudantes que os visitam anualmente.

Fotos, cortesia: Gilberto Boeira.